Este é um questionário cronometrado. Você receberá 60 segundos por pergunta. Você está pronto?
RESPOSTA CORRETA: LETRA E – Os termos “ajuda” e “corrupção” são objetos diretos de “pede” e de “vencer”, e o “a” antes dessas palavras é apenas artigo. Não há crase. Na A, o substantivo abstrato obstáculos rege a preposição a, e a palavra paz pede o artigo a, por isso há crase. Na B, eu volto da Alemanha, se volto “da”, crase há. Na C, o substantivo jazida pede o artigo a, por isso, “leva à maior jazida”. Na D, o substantivo “obstáculos” rege a preposição “a”, e democratização pede artigo, dessa forma, obstáculos à “democratização”.
Na letra A, há tempo determinado e na indicação de número de horas ocorre crase. Na C, “lei” é palavra feminina que pede artigo, é objeto indireto de “obedece”. Na D, pé é palavra masculina, e não se usa crase diante de palavra masculina. Na E, o pronome “própria” admite artigo feminino e é objeto indireto do verbo agradecer, portanto ocorre a crase.
RESPOSTA CORRETA: C. Não há crase diante de verbos.
RESPOSTA CORRETA: LETRA B Vamos usar os conselhos da Tia Lila para saber se há crase antes de lugar. “Se vou e volto “da”, crase há; se vou e volto “de”, crase pra quê? Então: Na, Volto de Roma, não há crase. Na C, volto de Paris, não há crase. Na D, voltou de Londres, também não a crase. Na E, volto de Niterói, não há crase.
RESPOSTA CORRETA: LETRA B Correta, porque está subtendida a expressão “à moda de”. Na A, temos a expressão feminina “a bala” e com essas expressões normalmente não há crase. Na C, Rômulo é palavra masculina, e não se usa crase diante de palavra feminina. Na D, “As” é o artigo determinante de horas, por isso não há crase. Na E, você é pronome pessoal, e não há crase diante desses pronomes.
Quiz by Escola Reescritas